Na educação, as fronteiras entre os diferentes campos de conhecimento se entrecruzam e muitas vezes tornam-se difusas. Por conta disso, os profissionais que nela atuam devem ter a capacidade de transitar por caminhos muitas vezes desconhecidos e, invariavelmente, colocar em xeque conceitos estabelecidos. O diálogo é o melhor caminho para vencer esses obstáculos. Com base nessa perspectiva, ´Jogo e projeto´ desenvolve idéias sobre as complexas relações entre jogo e projeto. No diálogo que estabelecem, os autores cruzam perspectivas divergentes e convergentes, integram novos elementos e significados à discussão proposta e ampliam os horizontes sobre a temática. Na primeira parte do livro, apoiado-se nos conceitos piagetianos, Lino de Macedo faz uma análise das experiências de jogos que são utilizados como recurso básico na realização de projetos de formação de educadores e psicólogos. Já Nilson José Machado analisa as relações entre vida, jogo e projeto, transitando por vários conceitos e fazendo referências a teóricos como Johan Huizinga e Norbert Elias. Em seguida, os autores formulam perguntas instigantes aos seus interlocutores. Na terceira e última parte do livro, Valéria Amorim retoma algumas questões já abordadas pelos autores, mas remete-as ao cotidiano escolar. Para isso, ela propõe uma discussão desde as idéias dos jogos como recursos para o desenvolvimento de projetos pedagógicos até os princípios e valores que devem nortear a formação dos estudantes. (editorial)