A Escola > Acolhimento

Acolhimento

A chegada da criança é um momento importante para ela, sua família e a escola, e  assim, iniciamos um período de acolhimento, quando nossas relações de afeto começam a ser tecidas.

A presença da família na escola, acompanhando essa chegada da criança a um novo espaço e com pessoas que ainda não conhece, é muito importante para que ela se sinta segura e tranquila na formação dos vínculos afetivos e de confiança com aqueles que passarão a conviver com ela, a partir de então.

rosa_gominhas

Para a família, entendemos como uma oportunidade para conhecer melhor esse novo lugar bem como as pessoas para quem confiará e compartilhará os cuidados e a educação de sua criança, fortalecendo também seus vínculos de confiança e segurança com a escola, tão necessários para uma despedida tranquila para ambas as partes.

Na Fazendo Arte não existe tempo determinado para este momento, bem como não existe limitação de acesso aos espaços necessários para que o acolhimento e adaptação ocorram da melhor maneira.

verde_morro

Um momento de transição, de passagem do conhecido para o tempo de conhecer, para o tempo de se apropriar do novo, ou seja, tornar seu o que ainda é estranho. Momentos de conhecer, reconhecer, confiar. Cumplicidade que se estende desde a entrega, a espera e a despedida. Separar-se é possibilidade de crescimento, de utilizar recursos psíquicos próprios para apropriar-se do mundo. É rumar para a construção da autonomia.

(Ortiz e Carvalho, 2013)