Inclusão escolar : pontos e contrapontos

Maria Teresa Mantoan discorre sobre a relação de igualdade e diferenças presente no entendimento, na elaboração de políticas inclusivas e nas iniciativas que visam à transformação das escolas para que se ajustem aos princípios inclusivos de educação. Admitindo que tratar igualmente aqueles que são diferentes pode levar-nos à exclusão, a autora defende uma escola que reconheça a igualdade de aprender como ponto de partida e as diferenças do aprendizado como processo e ponto de chegada. Na segunda parte do livro, as autoras [...] nos convidam a participar e a ampliar o diálogo em curso, multiplicando, assim, as vozes que, de uma maneira ou de outra, contribuem para a construção de uma escola inclusiva. Por fim, a organizadora sugere às autoras que descrevam ações e/ou intervenções desenvolvidas por elas, no interior das instituições escolares, que mostrem como combinar diversidade e igualdade, que discorram sobre aqueles tão freqüentes e conhecidos encaminhamentos realizados pela escola; que retomem a polêmica e complexa discussão sobre o atendimento educacional especializado e a escola regular; e que descrevam ações que efetivamente contribuem para que os profissionais de educação olhem para a diversidade como favorecedora de aprendizagem. (editorial)

Compartilhe este livro: