Uma obra de arte tem que ser necessariamente bela? a resposta virá da concepção de belo e de arte de cada pessoa. Assim como uma aula de arte, bela ou não, será sempre consequência da concepção de arte de cada professor. Caem por terra, portanto, todos os métodos e fórmulas prontas para o ensino de arte. Se aceitarmos esse princípio, cada professor terá de encontrar seu próprio caminho, a partir de suas escolhas estéticas e de como concebe o sujeito a ser educado: autor ou reprodutor?
Anna Marie é uma artista contemporânea. Logo, suas aulas são fruto dessa maneira de ver o mundo. Porém, o que está em jogo neste livro é o modo como registrou seu trabalho cotidiano, permitindo que partilhemos seus desafios, descobertas e reflexões. Mais importante do que discutirmos as diferenças entre as realidades da Dinamarca e do Brasil, o número de crianças em cada aula, os materiais disponíveis, e observarmos onde e como Anna Marie encontra e propõe os desafios para as crianças. Porque ela chama suas aulas de desafios. E é nesta palavra que se encontra a chave para a leitura desse livro. (editorial)