Do moderno ao contemporâneo

A arte moderna surge no século XIX, com a Revolução Industrial. As pessoas saem do campo e ocupam as cidades, que crescem freneticamente com as fábricas. Surge a classe da burguesia, pessoas que se enriqueceram com a industrialização. Essa nova classe precisava de uma nova forma de arte para se legitimar culturalmente. Nascem: impressionismo, expressionismo, fauvismo, cubismo, futurismo e outros ‘ismos’. Escolas que buscam o Novo e escolas que buscam desenvolver uma linguagem de autonomia para a arte. Pintura, dança, modernismo no Brasil, arte concreta, abstracionismo... e entra em cena a arte contemporânea, porque a arte modernista (muito experimental) acaba afastando o público, que a considera difícil de compreensão. A arte contemporânea prima pelas inter-relações que faz com as diferentes áreas do conhecimento humano. (editorial)