A CONSTITUIÇÃO da pessoa na proposta de Henri Wallon

Este livro surgiu da constatação das autoras, em suas experiências profissionais em diferentes níveis de ensino, de que, no cotidiano escolar, alunos e professores se expressam na sua totalidade, numa integração permanente de pensamentos, sentimentos e movimentos. As autoras observaram, também, que, na busca da existência de um respaldo teórico para compreender a integração afetivo-cognitivo-motora, da qual resulta a constituição da pessoa, Henri Wallon revelou-se uma das possibilidades. Ao considerarem a importância de se resgatar o saber da experiência dos professores, as autoras entendem que não se pode também descuidar da fundamentação teórica para iluminar essa prática e que o diálogo teoria-prática deve ser um exercício permanente. (editorial)