Página: Biblioteca

Catálogo Virtual

Filtre sua Pesquisa

CATÁLOGO VIRTUAL DA BIBLIOTECA

O Catálogo Virtual da Biblioteca é ferramenta criada com o objetivo de socializar o acervo de livros infantis e dos educadores, tendo a família como aliada na tarefa de tornar nossas crianças bons leitores. O acervo possui mais de 2.000 livros.

Através do ‘Catálogo Virtual’ as famílias poderão não apenas conhecer o acervo que disponibilizamos às nossas crianças e educadores, mas também fazer uso desse material para seus estudos e leitura, e, principalmente, escolher livros com seus filhos (as) para as leituras da semana.

Vários são os objetivos a atingir:

• Incentivar nossas crianças ao hábito da leitura;
  • Desenvolver a compreensão dos textos e das ilustrações;
  • Através da leitura, formar cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e dos seus deveres;
  • A literatura infantil (em grande parte) trabalha com valores essenciais para a formação moral da criança. É excelente ferramenta para auxiliar nesse processo;
  • Educá-los para o uso do livro, orientando-os com algumas normas de responsabilidade, cuidado e higiene;
  • Colaborar com os pais no acesso a muitos livros, sem a necessidade de comprá-los;
  • Aproximar (mais ainda) pais e filhos;
  • Permitir aos pais entrarem também no mundo mágico da imaginação infantil.

Organizamos o nosso acervo em:

Gêneros literários do acervo infantil (I): Poesia, História rimada, Conto infantil: coletânea/antologia, Conto acumulativo, Conto de repetição, Conto de encantamento (contos de fadas e maravilhosos), Clássico infantil: nova versão, Fábulas, Conto popular brasileiro, Lenda indígena, Tradição oral: parlendas, adivinhas, trava-línguas e trovas, Literatura afro-brasileira, Conto do folclore mundial, Livro sem texto (livro de imagens), Livro interativo, Literatura infantil: teatro e Biografia [para crianças]. Também, alguns livros de literatura infantil em inglês.

Os informativos infantis encontram-se organizados conforme as diversas áreas do conhecimento e interesses das crianças: Generalidades, Cultura indígena, Cultura popular brasileira, Cultura afro, Conhecimento da natureza: ciências, meio-ambiente, dinossauros, bichos-do-jardim, fauna e flora, Conhecimento do corpo, Alimentação e Culinária, Saúde e higiene, Conhecimento do mundo.

Infantil: Artes: História da Arte para crianças, Arte para crianças e Arte brasileira para crianças (biografias), Música para crianças: biografia e Cantigas infantis.

Quanto à dificuldade leitora, separamos as histórias infantis (prosa) em Primeira Leitura, Leitura breve, Leitura fluente e História em capítulos.

Acervo de Orientação (Or.) Trata-se de uma seleção de títulos da literatura infantil, para a abordagem de vários temas: Amizade, Autoestima, Ciúme, Convivência, Comportamento infantil, Crescimento e autonomia, Crianças, Desfralde, Diversidade, Família, Hora de dormir, Medo, Perdas, Sentimentos e Virtudes.

Biblioteca do Educador (E) oferece um rico acervo, organizado por diversos temas ou disciplinas. Alguns exemplos: Arte-educação, Brincar, Construtivismo, Educação Infantil, Inclusão, Limites, Psicologia educacional / escolar, Psicanálise e Educação, Psicopedagogia, Puericultura, Educador, Família e outros. Grandes educadores em destaque.

QUASE todos os títulos são disponibilizados para empréstimo, com raras exceções. Livros que antes do * Título apresentam um asterisco, são para Uso interno (dicionários, livros de coleções raras e, títulos muito utilizados no dia-a-dia da escola).

Orientações

Como fazer a busca de um Livro

a) pelo Título: Colocando-se uma das palavras significativas do título, é possível acessar todos os títulos que contenham essa palavra.

Importante: Se houver um asterisco antes do * título, trata-se de material para uso interno. Exemplo: os títulos da coleção Folha Folclore Brasileiro para crianças

b) pela Autoria: Sobrenome, Nome
Ex. Bandeira, Pedro
Basta colocar o sobrenome ou o nome, para que tenha acesso aos livros do autor.

c) pelo Ilustrador: colocar Nome ou Sobrenome

d) pelo nome da Editora: (sem digitar a palavra ‘Editora’)

e) pelo nome da Coleção: (sem digitar a palavra ‘Coleção” ou “Série”)

f) pelo Assunto principal do livro: (uso de palavras-chave)
Ex. Amizade, Medo, Escola, Animais domésticos…

g) pela Classificação: (áreas do conhecimento, gêneros literários, dificuldade leitora)

Famílias fora da Escola

Para famílias que não fazem parte da nossa comunidade escolar não é possível solicitar empréstimos de livros. Porém, o nosso catálogo virtual funciona como uma curadoria de livros, uma vez que são selecionados e avaliados pela escola e professores. O acervo possui além de livros infantis, livros para a família e para o educador.
O sistema de busca facilita encontrar livros por título, ilustrador, editora e qualquer outra palavra-chave relacionada ao tema de interesse.

CATÁLOGO VIRTUAL DA BIBLIOTECA

Vários são os objetivos a atingir:

• Incentivar nossas crianças ao hábito da leitura;
  • Desenvolver a compreensão dos textos e das ilustrações;
  • Aproximar (mais ainda) pais e filhos;
  • Permitir aos pais entrarem também no mundo mágico da imaginação infantil.

APROVEITE!