Escrito em 1983 por pesquisadoras francesas e italianas precisa ser lido no contexto psicológico dos anos 80, aborda o coletivo infantil. Trata-se de um olhar para o desenvolvimento infantil e para o contexto em que os bebês se desenvolvem. Enxergam a criança, desde pequenina, como construtora das culturas infantis (descobertas e invenções).
'A pesquisa realizada em creches (e não em laboratórios recriando situações a serem pesquisadas...) aqui publicada é pioneira na construção de um olhar que, além do desenvolvimento infantil, observa o contexto em que os bebês se desenvolvem, seja com os objetos, seja especialmente com o grupo de pares, da mesma idade e de idades diferentes e também com este adulto/a, também especial, que os observa estranhando o familiar e familiarizando-se com o estranho e assim cúmplice de saberes construídos entre todos/as. Assim, as crianças desde bem pequenas pensam organizando o pensamento de forma sofisticada e complexa. As brincadeiras propostas pelas professoras ou por quem ocupa o papel docente na creche são o grande desencadeador deste viver a infância plenamente, de maravilhar-se, de descobrir e de inventar.' (Fragmento da introdução)