Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Regulamento de Saúde - Escola Fazendo Arte

Regulamento de Saúde

A Escola Fazendo Arte segue um programa de saúde elaborado para oferecer um ambiente seguro e saudável e poder cuidar de todas as crianças em caso de adoecimento ou acidente.

Para que as particularidades de seu filho e suas atitudes em relação à saúde sejam levadas em consideração, o preenchimento da Ficha Médica e a xerox da caderneta de vacinação, atualizada, é imprescindível.

1. Para efetivar matrícula na escola, toda criança deve apresentar atestado médico, notificando seu estado atual de saúde e comprovando acompanhamento médico regular.

2. As instalações da escola estão dentro dos padrões exigidos pela Secretaria de Saúde e pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndios. A limpeza é feita diariamente, assim como a desinfecção necessária de alguns locais e materiais. A areia do play-ground é tratada e trocada periodicamente.

3. Na Fazendo Arte, os hábitos de higiene pessoal fazem parte da rotina pedagógica, desenvolvendo a autonomia das crianças para: lavar as mãos após usar o banheiro, lavar as mãos e rosto antes de comer, escovar os dentes após as refeições, assoar o nariz sempre que necessário etc., além de cuidados com o ambiente, como por exemplo, jogar o lixo na lixeira.

4. Nos Grupos 1 e 2 a higiene das crianças fica totalmente sob a responsabilidade da educadora. Para a troca de fraldas, existe um roteiro a ser seguido com atenção, sem deixar de lado o carinho e o "bate-papo" igualmente importantes nesses momentos: a educadora lava as mãos antes e depois da troca e o trocador é higienizado após cada procedimento.. Em relação ao ambiente, na área de atividades a educadora só entra com calçados apropriados e os brinquedos são mantidos sempre limpos.

A partir dos Grupos 3, 4 e 5 as crianças continuam sendo monitoradas pelos adultos, porém já começam a ser orientadas a se responsabilizar pela sua higiene corporal. O treino de se limpar sózinho é iniciado em parceria com a família, a partir do Grupo 5 (2º semestre), de modo que a criança vá adquirindo maior autonomia.

5. A escola é responsável pela manutenção da higiene das crianças, mas cabe aos pais ou responsáveis os cuidados rotineiros com seu asseio corporal (cabeça, cabelos, face, unhas, orelhas e genitais).

6. Verificando-se febre, diarréia, aparecimento de qualquer doença  infecto-contagiosa (catapora, caxumba, escarlatina, rubéola, sarampo, coqueluche, hepatite, estomatite ou herpes, conjuntivite, impetigo ou outras) ou de infestações como pediculose (piolhos) ou escabiose (sarna), a criança precisará ficar em casa, sob cuidados, até completa recuperação. A escola deverá ser notificada prontamente para que possamos comunicar as outras famílias.

7. No caso de surgimento de febre ou mal-estar durante o período em que a criança estiver na escola, um dos pais ou responsável será contatado para que venha buscá-la ou para que possamos tomar as medidas adequadas.

8. Qualquer medicamento que a criança precisar tomar na escola deve vir com frasco devidamente fechado e identificado com o nome da criança. O nome do remédio, a dose a ser ministrada, o modo de dar o remédio (puro, diluído, na colher, etc.), os horários, o motivo e a duração do tratamento devem ser informados à educadora por escrito, pela agenda.  Não serão dados remédios sem prescrição por escrito.

9. A equipe da Escola Fazendo Arte está devidamente treinada para realizar os primeiros socorros em casos de acidentes, avisando os pais imediatamente, se necessário. Os pequenos ferimentos serão sempre lavados com água e sabão neutro e as batidas ou contusões receberão inicialmente compressas geladas. Os medicamentos usados nestes casos serão ministrados de acordo com a autorização prescrita na Ficha Médica.

10. Em casos de urgência, a escola levará a criança para o Hospital Samaritano ou para o Hospital Infantil Sabará, de acordo com a opção previamente expressa pelos pais, caso os mesmos não possam fazer o acompanhamento.  Em se tratando de hospitais particulares, pedimos aos pais das crianças inscritas como dependentes em convênios médicos que incluem tais hospitais que entreguem na secretaria uma cópia de documento comprovante dessa inscrição.

11- A saúde também depende de uma alimentação saud´vel, desse modo a Fazendo Arte preocupa-se com as normas de higiene, mantendo sempre limpas as áreas de alimentação, que são higienizadas quando necessário, ao longo do dia. As responsáveis pela elaboração e manipulação dos alimentos utilizam tocas e luvas atendendo às normas básicas de higienização.

12- Os cardápios da escola são supervisionados por uma Nutricionista, devidamente registrada no CRN, sendo que doces e frituras são apresentados com bastante restrição, dando-se prioridade a frutas e alimentos assados ou grelhados As demandas individuais de alimentação são atendidas adaptando o cardápio em casos de alergias, problemas de saúde, etc.

 Observação: Quaisquer casos que não se enquadrem nesse Regulamento ou dúvidas de ordem pessoal serão resolvidos pela Direção através de entrevistas individuais ou pelo e-mail silvana@escolafazendoarte.com.br.

Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites