Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Normas Gerais - Escola Fazendo Arte

Normas Gerais de Funcionamento

 

1) HORÁRIOS 

Manhã: 7:30 às 11:30h
Tarde: 13:30h às 17:30h
Integral: 13:30h às 17:30h
Intermediário: de 5 a 7 horas

Pedimos aos pais que respeitem os horários estipulados para a carga horária escolhida, pois fora deles, os professores e assistentes estão ocupados preparando a rotina do dia e, por este motivo, não podem ficar com as crianças que chegam antes do horário ou que permanecem além do término das aulas.

Os pais que necessitarem de um horário mais flexível de entrada ou saída devem entrar em contato com a secretaria para verificar se a escola terá condições de atendê-los.

A retirada de crianças durante o período escolar se fará somente em casos especiais, mediante aviso antecipado pela agenda ou telefone.

Nenhuma criança, sob qualquer pretexto, será entregue a outras pessoas, tais como: tios, babás, motoristas, etc, se não for especificado na agenda ou comunicado através do telefone pelo responsável.

Caso a criança precise mudar seu horário de permanência na escola, a família deverá comunicar a secretaria da escola, por escrito ou via email, formalizando essa solicitação.

2) ATENDIMENTO 

Todo o atendimento da escola está centralizado na secretaria, com informações sobre nosso funcionamento administrativo como pagamento de mensalidades, uniformes, alimentação, transporte, agendamento de entrevistas com a coordenação ou direção, além de informações sobre as crianças. Os assuntos administrativos que a secretaria não puder resolver serão passados à Direção, que tomará as devidas providências.

Para que não haja interrupções no processo de planejamento diário, solicita-se que o acesso dos pais ou responsáveis à sala de aula seja evitado ao máximo, para que a interação entre professores e crianças transcorra normalmente, sem interrupções, atrapalhando o andamento da rotina.

Não é permitido aos pais obter informações da professora nos horários de entrada e saída, bem como durante o período de aula, seja pessoalmente ou por telefone. Nesses momentos, a professora está com sua atenção voltada para o grupo e não conseguirá passar informações contextualizadas e precisas. Desse modo, pedimos a vocês que busquem esclarecer suas dúvidas via agenda, telefone, ou se necessário, solicitando uma entrevista com a coordenação ou direção.

Todos os contatos com a Direção da escola será intermediado pela secretária que passará os recados imediatamente. Assim que possível, a direção entrará em contato com as pessoas interessadas.

3) AGENDA

A agenda é o principal meio de comunicação diário entre a escola e os pais, portanto, solicita-se a observação dos seguintes itens abaixo com bastante atenção.

  • A agenda circulará, diariamente, através da mochila da criança;
  • A agenda deverá ser assinada ou rubricada por ambos, pais e escola, sempre que houver recados;
  • Os recados deverão ser datados;
  • Pedimos que todos os recados sejam comunicados via agenda e nunca verbalmente ao entregarem as crianças, pois corremos o risco de serem esquecidos.

4) MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS, FILMADORAS

Todos os registros de fotos e vídeos serão feitos pela escola e serão enviados através de emails, CD’s ou pen drives aos pais, assim não haverá mais necessidade do envio desses equipamentos à escola.

5) ENTRADA DE PAIS NA ESCOLA

O acesso dos pais aos espaços da escola não é proibida, porém essa entrada sempre acontecerá com o acompanhamento de algum funcionário da escola que fará essa mediação em respeito ao espaço e tempo da criança e ao trabalho do professor, que não deverão ser surpreendidos com aparições inesperadas que interrompem a rotina, prejudicando o trabalho do grupo.

6) ANIVERSÁRIOS

Os aniversários podem ser comemorados na escola. Esta data é muito importante para a criança e o dia da comemoração é muito valorizado por toda a equipe.

Quando festejado na escola, os pais deverão avisar a secretaria com antecedência, e enviar os convites para todas as crianças do grupo. As lembrancinhas ficam a critério dos pais, evitando enviar guloseimas. Quanto aos presentes do aniversariante pedimos que deixem de ser enviados, ficando restrito aos aniversários comemorados fora da escola.

Entendemos que o mais importante é festejar com os amigos, descomprometendo também as famílias de uma preocupação e um gasto extra a mais no orçamento familiar.

Fica a critério dos pais o que será oferecido ao grupo, no entanto, é necessário que os “comes e bebes” sejam suficientes para suprir o lanche do dia. Se necessário, a escola fornecerá uma lista com sugestões de lanches e quantidades.

Caso o aniversariante tenha irmão em outra turma, a comemoração poderá ser estendida ao outro grupo, desde que seja avisado com antecedência. A comemoração do aniversário na escola é restrita às crianças e adultos da Fazendo Arte. Os pais que quiserem poderão enviar um pendrive para registrarmos o momento da comemoração.

Quando o aniversário for comemorado fora do ambiente escolar, a festa deverá acontecer após o período de aula, e os convites, já preenchidos, deverão ser enviados a TODAS as crianças. Caso os pais necessitem de transporte escolar para essa ocasião, entrar em contato com a secretaria da escola.

7) ALIMENTAÇÃO

A escola oferece alimentação completa: lanche da manhã e da tarde, almoço e jantar, para as crianças que entrarem até 11:30h e saírem após às 18:00h, respectivamente. Caso os pais necessitem, eventualmente, que a criança almoce ou jante na escola, será possível atendê-los, desde que a escola seja avisada com antecedência. 

O lanche faz parte da rotina de todos os grupos, num horário determinado. Pedimos aos pais, que dentro de suas possibilidades, procurem mandar lanches mais nutritivos, como pães, queijo, frutas, etc. Balas, chicletes, pirulitos, chocolates, salgadinhos, refrigerantes e outras guloseimas não serão permitidos, pois causam disputas e podem provocar engasgos.

Os alimentos que necessitarem de refrigeração deverão estar identificados com o nome da criança e serão colocados na geladeira.

8) BANHO

O banho será de responsabilidade da escola para as crianças dos grupos do Berçário e Grupo 1 e 2, até o desfraldar, que frequentarem os períodos intermediários e integral. A partir do Grupo 3 banho o será dado em casos de necessidade.



9) UNIFORMES

O uso do uniforme é de grande importância para a equipe de educadores, pois além de identificar a criança é uma vestimenta confortável (sem zíperes, botões, etc) e adequada às atividades da rotina, favorecendo a autonomia da criança, deixando-a mais à vontade para as brincadeiras. Desse modo, vestidos, saias e calças jeans não devem ser usados. Do mesmo modo, gostaríamos de lembrar sobre a importância das crianças também utilizarem calçados adequados, não usando crock, rasteirinhas, botas, saltos, para que possam desenvolver as atividades com mais habilidade e segurança.

Lembramos que no dia da aula de Educação Física, as crianças devem vir para a escola de meia e tênis.

O uniforme poderá ser encomendado na secretaria da escola.
Além do uniforme, todos os objetos pessoais devem ser identificados, sempre tomando cuidado para que o nome da criança seja legível e que não se apague.

Informamos que no decorrer da rotina torna-se inviável a troca de roupas no horário da saída para festas de aniversário, viagens, pediatra, etc, uma vez que esse tipo de solicitação interfere e prejudica o andamento de nossas atividades.

10) DIA DO BRINQUEDO

Uma vez por semana, temos o Dia do Brinquedo. Essa atividade tem como objetivo permitir que a criança faça uma escolha pessoal dentre seus brinquedos preferidos, trazendo para a escola e compartilhando com os amigos, emprestando algo que realmente é seu (diferentemente dos brinquedos que são da escola e de todos). Assim, gostaríamos de deixar claro os combinados referentes a essa atividade:

  • Trazer brinquedos que não tenham peças pequenas, pois podem se perder e provocar engasgos nas crianças.
  • Não trazer brinquedos de grande valor afetivo e/ou financeiro, pois no momento da brincadeira poderão ser perdidos ou danificados. Apesar de sempre fazermos a mediação no sentido do cuidado, não podemos nos responsabilizar pela preservação do brinquedo trazido pela criança.
  • Não trazer maquiagem ou esmaltes, por questões de saúde e segurança, uma vez que as crianças poderão apresentar alguma manifestação alérgica. A escola possui maquiagem de palhaço, adequadas a essa faixa etária.
  • Trazer, preferencialmente, brinquedos que a criança possa compartilhar com os amigos no sentido do coletivo, o que não acontece com mini games, por exemplo, em que a criança se isola e fica brincando sozinha.

11) ACONTECIMENTOS IMPREVISTOS

Solicitamos que os acontecimentos imprevistos como morte, doenças em família, acidentes, separações dos pais, etc, sejam comunicados à coordenação e direção da escola, pois nesses casos, a criança poderá necessitar de uma atenção e apoio afetivos ainda maiores.

12) SAÚDE E PRONTO ATENDIMENTO

Qualquer situação adversa em relação ao bem estar da criança como febre, acidentes, mal estar, os pais ou responsáveis sempre serão avisados. Não sendo encontrados, tomaremos todas as providências consultando a ficha médica da criança, medicando, se necessário. Em caso de acidentes, encaminharemos a criança ao pronto socorro do convênio médico da família. Todas as despesas correrão por conta dos pais. 

As crianças com febre deverão permanecer em casa, pois ficam muito indispostas, não brincam tranquilamente, necessitando de cuidados especiais. Além disso, a febre pode ser o sintoma de alguma infecção, da qual não sabemos a origem, e assim, precisamos prevenir o contágio de outras crianças por algum tipo de doença.

Algumas vezes, as crianças chegam à escola com alguma manifestação que sugere quadros como conjuntivite, estomatite, e nesses casos, sempre entraremos em contato para que venham buscar seus filhos para serem avaliados pelo pediatra, pois tratam-se de sintomas de quadros contagiosos.

Em todos esses casos, entraremos em contato com os pais que deverão vir buscar a criança para passar por uma avaliação médica, só retonando a escola com um atestado do pediatra atestando que a criança poderá frequentar a escola no dia seguinte.

Os pais deverão avisar imediatamente a escola no caso da criança ter contraído uma doença contagiosa, só retornando a escola mediante alta médica. Nesse caso, a escola enviará uma circular comunicando todos os pais sobre o ocorrido.

Caso seja necessário ministrar algum remédio no período em que a criança estiver na escola, pedimos que horários e dosagens sejam marcados na agenda, e que os remédios sejam enviados em sacos plásticos bem vedados e identificados com o nome da criança, acompanhados da receita médica.

13) REUNIÕES DE PAIS

As reuniões serão realizadas no decorrer do ano com três encontros grupais e dois individuais.

A escola considera esses encontros muito importantes, pois são oportunidades de integração entre os pais, além de poderem trocar informações e esclarecer dúvidas em relação ao processo de desenvolvimento da criança e do trabalho que está sendo realizado com o grupo.

As crianças não deverão ser trazidas no horário das reuniões. Nesses encontros os assuntos discutidos são de interesse exclusivo dos pais, e de um modo geral, as crianças tornam-se impacientes, prejudicando o bom andamento do encontro.

14) AVALIAÇÃO

Dentro de nossa proposta pedagógica a avaliação do ano será realizada através da elaboração de um Portfólio, com registros periódicos do acompanhamento do trabalho que está sendo feito com o grupo e do processo de desenvolvimento de cada criança, com fotos e produções.

15) ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCACIONAL – ENTREVISTAS COM OS PAIS 

A escola possui um serviço de orientação aos pais através de entrevistas que poderão ser solicitadas pela psicóloga da escola e/ou coordenação pedagógica, e também pelos pais para tratar de questões específicas das crianças que interferem em seu desenvolvimento.

16) PASSEIOS 

Os passeios são atividades curriculares, não obrigatórias, que tem por objetivo enriquecer nossa proposta de trabalho em relação à autonomia da criança ou complementando atividades pedagógicas. As saídas são comunicadas aos pais com antecedência através de circulares e acompanhadas sempre do pedido de autorização.17) EVENTOS 

  • DIA DA FAMÍLIA 
  • QUINTAL DE HISTÓRIAS 
  • FESTA JUNINA 
  • SARAU 
  • DORMIDA E CAFÉ DA MANHà
  • MOSTRA DE ARTES E EXPRESSÃO INFANTIL 
  • FESTA DE DESPEDIDA DO GRUPO 5 
  • RODAS DE CONVERSA/PALESTRAS/CINE DEBATE 

18) FÉRIAS ESCOLARES 

As férias regulamentares acontecem nos meses de janeiro, julho e na segunda quinzena de dezembro (recesso). A escola oferece Curso de Férias nos meses de Janeiro e Julho para todas as crianças a partir do Grupo 3.

19) TRANSPORTE ESCOLAR 

A escola possui um serviço de transporte terceirizado, porém personalizado, ou seja, que só atende as crianças da Fazendo Arte. Os interessados poderão entrar em contato direto com o Marcos, nosso transportador, pelo celular (11) 98436-6843.

20) EMBARQUE E DESEMBARQUE 

O embarque e desembarque das crianças deverão ser feitos de forma rápida, evitando-se estacionar frente às guias rebaixadas ou em fila dupla. Por questões de segurança, pedimos aos pais que cheguem no horário da saída de suas crianças e não fiquem aguardando dentro dos carros, nem tão pouco conversando na calçada ocupando a vaga de outros pais.

21) CONVÊNIOS 

SHOWA – ESCOLA DE NATAÇÃO (fone: 5077-1081): todos as crianças, a partir do Grupo 3 poderão frequentar as aulas de natação, acompanhadas pelas assistentes de nossa equipe, uma ou duas vezes por semana, sendo conduzidas pelo transporte da escola.

22) ATUALIZAÇÃO DE ENDEREÇOS 

Pedimos aos pais que mantenham seus endereços e telefones sempre atualizados junto à secretaria da escola. Eles são muito importantes e necessários para situações de emergência.

Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites