formação continuada

Assim como as crianças, nossos professores também encontram na Fazendo Arte janelas que se abrem para muitos universos. Escutar cada criança em sua singularidade e criar contextos significativos para as diferentes aprendizagens possíveis, exige do educador um constante aprimoramento de seu olhar, abertura para novos conhecimentos, novas formas de interpretar o mundo e múltiplas estratégias de intervenção: um investimento em sua formação pessoal bem como profissional.

O professor fundamenta e planeja suas ações no diálogo entre a relação estabelecida com cada criança, o currículo da escola e as teorias sobre diversas áreas do conhecimento.

Faz-se necessário muito estudo e leitura para que suas ações sejam de fato significativas e enriquecedoras para nossas crianças. A formação continuada da equipe é aspecto central de nosso trabalho. Semanalmente nos reunimos para refletir sobre nosso planejamento, aprofundando nossas visões sobre aspectos que interferem diretamente em nosso cotidiano.

rosa_gominhas

O professor documenta o que acontece com seu grupo, compartilha com os outros, recebe supervisão, expõe conquistas e questões, construindo em conjunto soluções criativas e inventivas para os novos passos.

Como princípio da escola, todos que fazem parte de nossa equipe são considerados educadores. Assim, equipe de limpeza, cozinha, portaria, manutenção e secretaria, são convocados para capacitações em temas educacionais.

Postura que se reflete na qualidade das relações sempre muito respeitosas entre todos que compõem nossa equipe. Cada um de seu lugar, sabe da importância de sua contribuição para o projeto da escola.

azul_paisagem
vermelho_frutas

Aqui na Fazendo Arte não seguimos receitas prontas. Com uma proposta pedagógica em constante transformação, estamos sempre abertas às mais recentes descobertas, sem nos deixar levar por modismos, uma vez que estamos ancoradas em uma base teórica sólida de orientação construtivista. De modo reflexivo, apoiadas em nossa prática, vamos revendo aspectos necessários, aprimorando nosso fazer, trocando ideias, tomando decisões compartilhadas.

Uma escola amável é um farol, onde se amam as perguntas, prolongando a escuta, retardando as soluções, ruminando uma ou outra vez as virtudes das dúvidas e curiosidades, questões não banais que dão legitimidade ao nosso olhar mult-interpretativo.

— Loris Malagguzi