Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Grupo 3 - Escola Fazendo Arte

Grupo 3



 

As crianças já começam a se agrupar espontaneamente, compartilhando espaços e brincadeiras. A interação entre as crianças se intensifica e as brincadeiras se tornam mais ricas com os progressos do processo de representação.

Esses mesmos progressos possibilitam a atribuição de significados aos trabalhos  realizados, mesmo que ainda não reproduzam a imagem do real, como nos desenhos e construções com os objetos.

A rotina diária já começa a se organizar de modo mais estável, com as seguintes atividades: roda de conversa, gramado, parque de areia, brincadeira de faz de conta, construção (legos, ligues, tocos), roda de história e de música, desenho e atividades plásticas (colagem, pintura, massinha, etc.).

As crianças também são mais incentivadas a realizar as atividades cotidianas de forma independente, sempre com a  mediação do adulto. São convidadas a guardar seus pertences e brinquedos, comer sozinhas, lavar as mãozinhas antes de comer o lanche e depois que forem ao banheiro, entre outras. O clima de confiança e afetividade criado pelas educadoras é fundamental para que a criança possa agir com iniciativa própria e segurança com relação a si mesma e aos adultos.  As situações de conflito ainda acontecem com certa frequência uma vez que o egocentrismo continua permeando o funcionamento afetivo das crianças nessa fase de desenvolvimento.

Utilizamos o diálogo como recurso para a resolução das disputas, conversando com as crianças e perguntando o que aconteceu, estimulando, ao mesmo tempo, que conversem entre si expondo suas ideias e os sentimentos envolvidos na situação. O objetivo dessa interferência do adulto é que as crianças substituam, gradativamente, as reações físicas pelas verbais. Por volta dos três anos, a criança já domina um número bem maior de palavras e, por isso, a narrativa das histórias infantis torna-se alvo de grande interesse, com enredos breves e simples e que explorem a sonoridade das palavras.

Assim, no decorrer desse processo de formação da criança como leitora, ela começa a demonstrar espontaneamente interesse e curiosidade sobre a língua escrita, iniciando essa exploração através do próprio nome.




Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites