Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Grupo 1 - Escola Fazendo Arte

Grupo 1



 

A maioria das crianças desse grupinho já estão começando a andar e, com isso, fizeram uma nova descoberta: o mundo está ao seu alcance. Constantes explorações e descobertas passam então a fazer parte do dia-a-dia desses pequenos, que se mostram incansáveis.

Colocam os dedinhos em todas as saliências e buraquinhos que encontram, abrem e fecham todas as portinhas que estão ao seu alcance, querem subir nas mesas e cadeiras, escalar estantes, etc.

Com tanta energia e ainda sem a noção de perigo, necessitam de um adulto sempre por perto para acompanhá-los em cada novo desafio. São instáveis emocionalmente, impulsivos, curiosos, enfim, apresentam um funcionamento muito peculiar, muitas vezes surpreendendo os adultos à sua volta.

Andando de um lado para o outro e felizes com a grande conquista que é se deslocar, e sem o auxílio do adulto, tanta energia precisa ser canalizada de um modo adequado e saudável para o bom desenvolvimento dessas crianças que aprendem brincando. Assim, todo nosso quintal começa a ser explorado intensamente: tanque de areia, praça da jabuticabeira, gramado, quadra e o ateliê de artes, onde as crianças passarão a desenvolver atividades que estimulem a motricidade fina das mãos.

A linguagem é outro aspecto do desenvolvimento infantil que está se desenvolvendo, sendo constantemente estimulada e valorizada. Esta linguagem não se desenvolve espontaneamente, mas acontece num contexto em que a fala está presente de maneira significativa. Os educadores conversam com as crianças numa linguagem correta e rica, dando-lhes espaço e oportunidades para que se expressem ao mesmo tempo em que conversam e estabelecem gradativamente os combinados dentro de uma rotina coletiva. Tudo é realizado em um clima de bastante flexibilidade, garantindo que as necessidades individuais de sono e o ritmo de cada criança sejam respeitados.

Chupetas, paninhos, travesseirinhos, ursinhos e outros objetos de apego são frequentes e acompanham as crianças que nessa fase do desenvolvimento durante a fase da adaptação e posteriormente durante o sono.

A inserção num grupo maior de crianças com necessidades diferentes das suas acontecerá gradativamente, na medida em que forem amadurecendo e adaptando-se a um ambiente social diferente do aconchego do lar. As reações físicas e birras frequentes frente às situações de frustração são manifestações esperadas nessa fase, uma vez que encontram-se bastante egocentradas.  Apesar de bastante pequenas, as crianças desde cedo são estimuladas a expressar o que querem, sentem e pensam, utilizando o diálogo como recurso para resolver as disputas por brinquedos, espaços e, principalmente, a atenção dos adultos.

Independentemente de terem uma linguagem estabelecida, precisam estar em contato com esse modelo de atitude desde muito cedo. Todo esse processo de acompanhamento da criança acontecerá gradativamente em parceria permanente e ativa da família, trocando informações com a escola e vice-versa. Desse modo, as atenções e cuidados aos pequenos terão o mesmo direcionamento, garantindo estabilidade e fazendo com que a criança possa compreender e interpretar os novos estímulos e solicitações com mais segurança.




Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites