A maioria das crianças desse grupinho já estão começando
a andar e, com isso, fizeram uma nova descoberta: o mundo está ao
seu alcance. Constantes explorações e descobertas passam então a
fazer parte do dia-a-dia desses pequenos, que se mostram incansáveis.
Colocam os dedinhos em todas as saliências e buraquinhos que encontram,
abrem e fecham todas as portinhas que estão ao seu alcance, querem
subir nas mesas e cadeiras, escalar estantes, etc.
Com tanta energia
e ainda sem a noção de perigo, necessitam de um adulto sempre
por perto para acompanhá-los em cada novo desafio. São instáveis
emocionalmente, impulsivos, curiosos, enfim, apresentam um funcionamento
muito peculiar, muitas vezes surpreendendo os adultos à sua volta.
Andando de um lado para o outro e felizes com a grande conquista
que é se deslocar, e sem o auxílio do adulto, tanta energia
precisa ser canalizada de um modo adequado e saudável para o bom
desenvolvimento dessas crianças que aprendem brincando. Assim, todo
nosso quintal começa a ser explorado intensamente: tanque de areia,
praça da jabuticabeira, gramado, quadra e o ateliê de artes,
onde as crianças passarão a desenvolver atividades que estimulem
a motricidade fina das mãos.
A linguagem é outro aspecto do desenvolvimento infantil que está se
desenvolvendo, sendo constantemente estimulada e valorizada. Esta linguagem
não se desenvolve espontaneamente, mas acontece num contexto em que
a fala está presente de maneira significativa. Os educadores conversam
com as crianças numa linguagem correta e rica, dando-lhes espaço
e oportunidades para que se expressem ao mesmo tempo em que conversam e
estabelecem gradativamente os combinados dentro de uma rotina coletiva.
Tudo é realizado em um clima de bastante flexibilidade, garantindo
que as necessidades individuais de sono e o ritmo de cada criança
sejam respeitados.
Chupetas, paninhos, travesseirinhos, ursinhos e outros objetos
de apego são frequentes e acompanham as crianças que nessa
fase do desenvolvimento durante a fase da adaptação e posteriormente
durante o sono.
A inserção num grupo maior de crianças com necessidades
diferentes das suas acontecerá gradativamente, na medida em que forem
amadurecendo e adaptando-se a um ambiente social diferente do aconchego do
lar. As reações físicas e birras frequentes frente às
situações de frustração são manifestações
esperadas nessa fase, uma vez que encontram-se bastante egocentradas. Apesar
de bastante pequenas, as crianças desde cedo são estimuladas
a expressar o que querem, sentem e pensam, utilizando o diálogo como
recurso para resolver as disputas por brinquedos, espaços e, principalmente,
a atenção dos adultos.
Independentemente de terem uma linguagem estabelecida, precisam estar em contato com esse modelo
de atitude desde muito
cedo. Todo esse processo de acompanhamento da criança acontecerá gradativamente
em parceria permanente e ativa da família, trocando informações
com a escola e vice-versa. Desse modo, as atenções e cuidados
aos pequenos terão o mesmo direcionamento, garantindo estabilidade
e fazendo com que a criança possa compreender e interpretar os novos
estímulos e solicitações com mais segurança. |
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