Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Educar e Cuidar - Escola Fazendo Arte

Educar e Cuidar

Entendemos que a educação da criança pequena envolve simultaneamente dois processos complementares e indissociáveis: educar e cuidar.

Nesta etapa, as crianças tomam contato com o mundo que as cerca através das experiências diretas com as pessoas que com ela convivem, enquanto cuidam, brincam, alimentam, dão colo, e assim, acreditamos que ...qualquer atividade com a criança tem um sentido educativo: o olhar estabelece uma troca de sentimentos de confiança (ou desconfiança), manifesta carinho e compreensão (ou indiferença), desperta entusiasmo e alegria (ou inibe e amedronta); o toque da mão do adulto pode transmitir segurança ou medo, entrega ou retraimento; o ato de pentear o cabelo, limpar o nariz, vestir um casaco são gestos da comunicação humana entre o adulto e a criança , nos quais há uma troca profunda de sentimentos e, portanto, de organização mental, da estruturação interior, de formação da auto-imagem, do desenvolvimento do “eu” da criança; o modo com se encara as manifestações de birra, de desagrado, de curiosidade das crianças, como se busca a superação de comportamentos de “agressão” e como se promove a interação social determina o tipo de educação que se está dando a elas. Enfim, entendemos que não pode haver conteúdos educativos na escola de educação infantil desvinculados dos gestos de cuidar.

Desse modo, a relação com o educador é o eixo de todas as relações e produções. É no carinho e cuidado corporais que o vínculo criança-educador se fortalece. Mas, principalmente, é o educador quem nomeia a criança em sua singularidade. Chamando-a pelo nome, dirige-lhe a palavra, o olhar e os gestos.  Aponta assim, no espaço coletivo, junto às demais crianças, a existência de um espaço próprio em que a criança poderá afirmar sua diferença e identidade.

Reconhecer, valorizar e promover o convívio entre tantas diferenças que compõem um grupo é o desafio primordial do educador.

Por um lado a criança procura nele a referência adulta e confiança que ficou de fora, quando ela entrou para a escola. Por outro, o educador é quem representa a instituição, com seu saber e suas regras e combinados.

No processo de socialização a criança vai entrando em contato com esse mundo novo, e assimilando as regras e combinados que permeiam o convívio com os demais, num processo gradativo de tomada de consciência do outro, de seus limites e respeito necessários a toda forma de convivência. Esperar sua vez e conviver com a frustração de não ser atendido imediatamente são experiências que a criança irá viver desde muito pequena e deve fazer parte de seu processo de crescimento e amadurecimento.

 


Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites