Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
A Escola - Escola Fazendo Arte

Diferencial


Nosso Espaço e o brincar na Educação Infantil

Sendo uma instituição voltada para o atendimento de crianças pequenas, oferecemos um espaço físico bastante privilegiado para o “brincar”, nossa mola mestre do trabalho psicopedagógico. Resgatando a brincadeira como valor da infância, a Escola Fazendo Arte organiza pequenos espaços, nos quais esse brincar se materializa: brincadeiras de casinha (parque da casinha), pulando amarelinha (praça da jabuticabeira), nos bolos e castelos de areia (parque de areia), no pega-pega (gramado), jogando bola, corre – cotia ou brincando de roda (quadra), como também em sala: jogando dominó, quebra-cabeça, memória, etc.

Nosso Transporte Escolar

A Fazendo Arte possui um transporte exclusivo que atende apenas as crianças da Escola, inclusive os bebês de nossa Unidade do Berçário. O Deslocamento é realizado segundo as normas de segurança estabelecidas pelo DETRAN – SP, utilizando cinto de segurança e cadeirinhas apropriadas.


Orientação educacional – construção da cidadania e autonomia da criança

O “brincar” busca a construção do respeito e da autonomia da criança. Que brincar é esse? É o que favorece acima de tudo a interação espontânea entre as crianças, permeada pelos combinados e sansões organizadores do contexto, construídos pelo grupo e mediados pelo educador, sem necessidade de colocar a criança de castigo ou para pensar.

O trabalho de construção da cidadania e de respeito ao outro começa a ser traduzido pelas ações desse brincar. Pegar o brinquedo da mão do amigo, jogar no chão aquilo que não quer para brincar, empurrar esse amigo que nesse momento rouba-lhe a “condição de único”, de “exclusivo”. Durante as brincadeiras, a criança vai percebendo que existem “outros” como ela, com necessidades, vontades e desejos, compreendendo gradativamente que não será mais possível que tudo seja apenas do jeito que ela quer (quebra do egocentrismo).

Abrir mão de suas vontades e desejos levará a criança às vivências das frustrações necessárias para sua constituição como sujeito.

Nesse aspecto do trabalho educacional, a família é posicionada neste contexto, pois o alinhamento das interferências e de postura frente à criança fará todo o diferencial dessa relação. Em parceria, todos serão beneficiados nesse processo, pois haverá um crescimento de todos ao longo desse desenvolvimento da criança.

O Portifólio

É um Instrumento individual de acompanhamento do trabalho realizado ao longo do ano, com informações e análises acerca do processo de desenvolvimento do grupo e de cada criança, com textos e fotos.

 
Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites