Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Adaptação - Escola Fazendo Arte

Período de Adaptação

Quando as crianças chegam à Fazendo Arte ainda bebês e pela primeira vez começam a frequentar a escola, a adaptação necessita ser feita com a presença da mãe ou do pai para que nos conheçam e construam um vínculo de confiança para que aos poucos sintam-se seguros ao deixar seu bebê sob nossos cuidados.

Durante esse período de adaptação o bebê vai sendo acolhido e cuidado pelas nossas berçaristas de acordo com as orientações da mãe ou responsável que acompanhará esses cuidados e atenções pessoalmente, desde a alimentação, banho, trocas de fralda e o soninho, durante o tempo que permanecer na escola, tempo esse que será prolongado a cada dia para que esse processo aconteça de modo gradativo e tranquilo tanto para o bebê quanto para seus pais.

Para a maioria dos bebês de 04 a 8 meses a ausência dos pais não incomoda, mas experiências sensoriais como textura diferente do lençol do berço, a forma como são colocados para dormir, a temperatura da água do banho, fazem a diferença e a criança pode estranhar esse novo ambiente no período de adaptação, assim as orientações e a presença da mamãe ajuda a acalmá-lo, se necessário, até que se acostume a nova rotina.

Depois dos 10 meses a adaptação muda um pouco, pois o bebê já consegue diferenciar e reconhecer o outro. Diante disso, o foco principal é fazer com que o bebê se acostume à ausência dos responsáveis e crie novos vínculos com as berçaristas e os outros bebês. Por isso, é necessário alternar momentos em que os familiares ou responsáveis estejam próximos e distantes da criança. Faz parte do processo manter os rostos conhecidos ao alcance da visão do pequeno e que a separação deve ser feita aos poucos, intercalando momentos de aproximação e de ausência, até que o bebê se acostume à rotina do berçário.

Não definimos um prazo determinado para essa adaptação acontecer, pois sendo entendida como um processo, dependerá do tempo de cada bebê e de seus pais, da construção do vínculo de confiança e do estar bem de seu bebê.

Os pais poderão manter contato com a escola ao longo do dia para obter informações sobre seu bebê, acompanhando à distância sua permanência na escola sempre que se fizer necessário.

 




Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites