Secretaria:
(11) 5073-8883
Diretoria:
(11) 5073-6622
Adaptação - Escola Fazendo Arte

Período de Adaptação

A adaptação significa a apresentação da escola para a criança. Ela precisará formar vínculos afetivos com o professor, a equipe, as crianças, o espaço, os brinquedos, etc. Os pais ou responsáveis são facilitadores desse processo, e assim são solicitados a acompanhar o processo de adaptação da criança na Fazendo Arte.

Convidamos a criança a se juntar aos amigos de seu grupo e caso ela se recuse e solicite a presença do adulto, o mesmo deverá acompanhá-la, dando o apoio necessário, porém o orientamos a observar sem interferência durante as atividades, para que a criança possa construir seu vinculo com as educadoras da escola. A mãe pode ser orientada, caso a criança a solicite pedindo alguma coisa ou uma ajuda, a dizer: "Pede para a ______ que ela te ajuda" ou "Mostre para a ____ o que está fazendo...".

Na medida em que a criança vai se vinculando aos adultos da escola e mostrando-se segura no espaço, solicitamos à mãe que vá se afastando da situação, ficando longe do olhar da criança. Nesse momento ainda deve permanecer na escola, como apoio, para o caso da criança querer vê-la. Esporadicamente, dependendo da situação, poderá ser convidada a observar a criança, com o objetivo de tranquilizar-se, observando o quanto a criança mostra-se confortável e tranquila no espaço da escola.

Na medida em que a criança não solicita a presença do adulto, o momento seguinte será a mãe trazer a criança à escola e ir embora, voltando mais tarde, porém, com um intervalo pequeno entre sua saída e o retorno. Orientamos a mãe que diga à criança que nesse dia ficará um pouquinho na escola e que depois fará alguma atividade que faça parte da rotina familiar da qual a criança tenha conhecimento, por exemplo: "Mamãe vai ao banco (supermercado, etc.) e já volta". Nessa situação não precisará despedir-se, evitando desestabilizar a criança com o possível choro da despedida. O princípio maior é não mentir para a criança.

Durante o período de adaptação a criança deverá manter todos seus hábitos, ou seja, pode trazer mamadeira, chupeta, e algum brinquedo que a faça se sentir mais segura, se for o caso. Qualquer mudança só deverá ser feita após a adaptação se efetivar,incluse no ambiente familiar.

Nos primeiros dias a deixamos a criança bastante à vontade para explorar os espaços da escola, sem a necessidade de seguir a rotina do grupo. Uma das assistentes (fixa ou de apoio), escolhida previamente, centralizará o vínculo com a criança acompanhando-a todo o tempo que permanecer na escola, com uma atenção especial aos cuidados, ou seja, segurança, alimentação e higiene (principalmente, no caso das trocas das fraldas e roupas).

O tempo de permanência da criança na escola irá aumentando gradativamente, e o importante é que a criança vá embora sem chorar e com uma boa impressão dessa vivência inicial, querendo voltar no dia seguinte.

Na Fazendo Arte não estabelecemos prazo para a adaptação, pois as crianças têm ritmos muito particulares e precisam ser respeitadas, podendo ser acompanhadas por outros adultos que tenham uma boa relação afetiva e que tragam a ela a segurança necessária para esse desafio ser superado com sucesso.




Rua Francisco Dias, 314
Jardim da Saúde - São Paulo
  (11) 5073-8883
(11) 5073-6622
Clique aqui e
Fale conosco
Escola Fazendo Arte
Escola Fazendo Arte. ® Todos os direitos reservados Desenvolvimento de Sites